Apresentação do Livro "Mário Trindade história de vida de um atleta paralímpico de excelência", decorreu no dia 6 de Outubro na Biblioteca Municipal D. Miguel da Silva.
A sessão foi dividida em 4 painéis, no primeiro falaram a presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, o presidente do Comité Paralímpico de Portugal, José Manuel Lourenço. Seguindo-se os apresentadores do livro que ficou a cargo dos professores doutores, Rui Garcia e Abel Figueiredo, logo de seguida intervieram os autores professores doutores Antonino Pereira e Tadeu Celestino, e para finalizar a sessão no último painel discursou a minha treinadora, a professora Eduarda coelho, e eu finalizei dirigindo algumas palavras aos presente e a todos os quanto ao longo do meu percurso me tem ajudado a alcançar os objectivos a que me proponho.
 
Como gostaria de conseguir descrever-vos o dia de ontem, por mais que tentasse não iria ter palavras para mostrar o quanto fiquei grato, deixo-vos o descurso que tentei ler e que alguns momentos as lagrimas me calaram a voz:
 
"Boa tarde a todos os presentes, um cumprimento à Sr.ª presidente da Câmara Conceição Azevedo, com todo o carinho e estima que tenho por si, como gostava que hoje, nesta cerimônia estivesse sentado nessa cadeira o nosso saudoso amigo António Almeida Henriques, sentimento que muitos de nós temos, certo de que esteja onde estiver estará a olhar por todos aqueles que dele gostam, dizer-lhe a si um obrigado não só por este momento, mas por tudo o que ao longo destes 8 anos em que escolhei Viseu para Viver, tão bem me tem tratado e apoiado, contribuindo assim para me ajudar a chegar onde cheguei. Obrigado.
Ao Comitê Paralímpico de Portugal, aqui representado pelo seu presidente José Manuel Lourenço, obrigado por terem apoiado esta obra, e que sejaum incentivo para que outros façam o mesmo, mostrando assim o trabalho de tantos bons atletas que Portugal tem, e que tão poucos muitas vezes conhecem.
À Federação Portuguesa de Atletismo, aqui representada pelo seu presidente professor Jorge Vieira, obrigado pelo apoio dado nomeadamente nas competições nacionais e internacionais.
Aos Professores Doutores Rui Garcia e Abel Figueiredo um obrigado pelo apoio dado para esta obra e pela bela apresentação da mesma.
Aos autores e amigos professor Antonino Pereira e Tadeu Celestino, um obrigado por terem escolhido o meu caso para retratar neste livro, por todo o empenho e dedicaçãoe carinho com que estiveram ao longo deste trabalho, que ficará para sempre registado nesta obra e no meu coração, obrigado
À professora Eduarda Coelho, que me acompanha desde o início em 2003, muitas horas de trabalho e dedicação, para conseguirmos alcançar aquilo que até hoje foram feitos únicos para o atletismo em cadeira de rodas nacional, algumas horas menos boas, algum sabor amargo e alguma frustração por não conseguirmos algumas vezeso que achávamos ser melhor para nós e para a modalidade, mas também muitas horas de alegria e momentos vividos ao longo destes 18 anos, por tudo o que temos vivido, o meu muito obrigado.
À Teresa, o que dizer? Muitas vezes a única coisa que lhe falta é correr ou treinar por mim, o dia tem 24 horas, e nós, de à 15 anos a esta parte, raro é o dia que estamos juntos apenas 23 horas. Tem sido 15 anos de partilha, de luta, de dedicação, trabalho, muita cumplicidade e amor, no fundo somos dois meios que juntos somos um só, obrigado pela tua paciência e dedicação, que venham mais 15, pelos menos como estes.
Obrigado a todos os amigos e amigas presentes, aos meus patrocinadores e empresas que ao longo dos anos me têm dado a mão nomeadamente ao Município de Viseu, à Medical Plus Produtos Hospitalares, à Fribila Frio Industrial, e a JSClínicaMédica.
Sobre o livro já tudo ou quase tudo foi dito, dizer apenas que nele vão encontrar um pouco da minha história, e das muitas aventuras que tenho vividoao longos deste 46 anos, tentando sempre seguir, e guiar-me pelos valores, que aqueles dois pequenos agricultores que não sabendo ler, ou escrever, me foram passando nos primeiros anos de vida, muitas vezes de maneira com muito mais incentivo, daquele que qualquer criança não merecia ou desejaria.
As vezes, em tom de brincadeira com amigos, costumo dizer que a única herança que os maus pais me deixaram foram quistos sebáceos, pois não tive uns pais que me pudessem dar ou deixar, dinheiro, que me dessem a minha primeira mota, o meu primeiro carro, ou até mesmo a oportunidade de ir para um curso superior ou profissional, enfim deixaram algumas moedas que infelizmente, cada vez mais, esta sociedade não tem para troca, ou mesmo partilhar, falo-vos de honestidade, palavra, responsabilidade, e acima de tudo respeito, respeito pelas regras, respeito pelo outro, e por isso sou-lhes grato.
Tudo o que fiz, ou mesmo o quero ainda vir a fazer ade ser assente nesses pilares, só assim faz sentido, quer seja na vida ou no desporto, não vale tudo, não pode valer tudo, se para conquistar uma ida a uma competição, uma subida a um pódio, ou mesmo conseguir uma milésima de segundo para alcançar uma marca, tiver que por de lado algum destes valores, então nunca alcançarei nada, um bom atleta não é aquele que consegue mais medalhas ou marcas de valor, se para isso deixar de lado os valores do respeito pelo outro, respeito pelas regras, ou mesmo respeito por si próprio, não faz qualquer sentido, pelo menos para mim.
Ao longo do livro terão alguns relatos de como me foram passando esses valores e de como ao longo da vida eles me tem acompanhado.
Obrigado boa leitura espero que gostem."
 
Para quem quiser mais informações de como pode adquirir o livro, pode fazê-lo enviando-me mensagem privada ou por e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
 

Patrocinadores Oficiais

      

Atenção! Este sítio usa cookies. Ao continuar a utilizar o sítio concorda com o uso de cookies. Saber mais...